quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Apóie o grupo a viajar e tenha sua marca divulgada

Estamos em busca de patrocínio para ajudar nos custos de viagem.

Contrapartidas

O grupo propõe a divulgação da marca em todas as peças a serem usadas durante o evento. No estande colocaremos um banner em formato A0 com os dados do projeto e vamos também distribuir pelo menos 30 cópias do DVD com capa impressa. Além disso, criaremos um blog para ser atualizado em tempo real conforme o andamento do evento. Pretendemos com isso possibilitar a quem se interessar uma fonte de referências de pesquisadores e linha de estudo sobre interatividade. Além disso, a marca da instituição será vinculada como apoiadora do projeto e constará nos meios utilizados de divulgação (banner, capa do DVD e blog). O grupo se coloca a disposição para particpar de palestras, seminários e congressos que a instuição promover sobre o assunto, mediante prévia comunicação e predispõe a oferecer o material utilzado na apresentação para uso da instituição.

O Congresso

O ICIDS é a principal conferência internacional sobre narração interativa digital. Foi lançada com sucesso em 2008, substituindo duas séries de conferências europeias, TIDSE ( "Tecnologias para a Narração Interativa Digital") e ICVS ( "Narração Virtual - Utilização de Tecnologias de Realidade Virtual para Narração). Ambas conferências eram realizadas desde 2001 na França e Alemanha. Com a união, os organizadores possibilitaram a inclusão de outros países e a popularização do evento. Em dezembro de 2009 ocorrerá a segunda edição do congresso, sendo realizada pela ICIDS Organization juntamente com a Universidade do Minho e do Centro de Computação Grágica do Sistema Ciêntífico Português. O congresso conta com a participação de pesquisadores de todas as partes, em especial Ásia e Europa. De 89 submissões, 18 artigos foram aceitos para apresentação de trabalho completo na conferência, enquanto outros 11 serão apresentados como artigos curtos. Juntamente com 7 pôsteres aceitos. Sendo desses o único grupo brasileiro participante será o nosso.

Sobre o projeto

Somos um grupo de ex-alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Coração Eucarístico. Formados em julho de de 2007 realizamos um trabalho de conclusão de curso denominado de Vídeo Digital e Interatividade sob supervisão do Prof. Marcos Palmer, que teve como resultado a produção de um DVD interativo. Após a formatura, o grupo foi indicado pelo laboratório de vídeo da Faculdade de Comunicação e Artes para apresentar-se na etapa regional do INTERCOM de 2008, o que incentivou com a pesquisa. Assim, no início de 2009, o projeto virou um artigo que trabalha as técnicas de interatividade utilizadas na elaboração do DVD. Esse artigo foi enviado à Second International Conference on Interactive Digital Storytelling - ICIDS (Segunda Conferência Internacional de Narrativas Digitais Interativas) que este ano será realizado em dezembro na cidade de Guimarães em Portugal. Fomos selecionados para apresentar na categoria poster, que consiste em uma breve apresentação no congresso e um estande de demonstração do objeto de pesquisa.