Como todos podem perceber, somos um grupo de pesquisadores independentes que conseguimos desenvolver nosso projeto sem apoio de qualquer instituição. Até aí tudo bem, são milhões que o fazem pois não conseguem ter seus projetos aprovados. Mas a partir do momento que um desses projetos consegue destaque internacional, o básico seria pelo menos o governo de seu país apoiar pois será, acima de tudo, uma divulgação da capacidade daquele país.
Pois bem, quando fomos selecionados para o ICIDS 2009 logo pensamos que seria interessante recorrer ao governo de Minas Gerais, pois somos mineiros e o projeto foi desenvolvido aqui, e ao governo Brasileiro. Mas não sabíamos como teríamos contato com os responsáveis por tal requerimento. Com um certo trabalho de pesquisa descobrimos que ambos possuíam editais oficiais com lei e tudo de apoio a difusão de cultura.
http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=9&con=1758
http://www.cultura.gov.br/site/2009/10/27/programa-de-intercambio-e-difusao-cultural-edital-n%c2%ba-22009-2/
Seguimos o cronograma e enviamos os requerimentos. De forma padrão, pensamos em requerer a PUC Minas também, pois nosso projeto nasceu de uma matéria que tivemos no final do curso e seria interessante como Universidade divulgar o nome dela em nossa palestra para o auditório com representantes de várias partes do mundo, em especial, Europeus. Então enviamos o pedido também.
O mais rápido a responder foi o governo de Minas:
Não aceitando essa negação, eu retruquei:
E obtive a seguinte resposta:
Não vou introduzir comentários negativando meu estado e seu governo, mas pelo que tenho visto na televisão que o Brasil tem se saído MUITO bem da crise. Sem contar o fato que a lei do edital que citei acima foi publicada em Fevereiro de 2009, ou seja, muito tempo depois da crise ter pego o mundo inteiro de surpresa. Acho que seria consciente para um governo não ficar destinando dinheiro para algo se ele NÃO tem dinheiro....
A
PUC Minas, pasmem, não fez nem questão de analisar nosso projeto pois somos EX-alunos, ou seja, problema se foi o ensino de qualidade deles e os grandes mestres que tivemos durante o curso que incentivaram nosso projeto, eles não se interessam em apoiar EX-alunos. Falaram para recorrermos pro
DCE, alguém já viu o
DCE fazer alguma coisa que presta?! Além de guerrear pelo voto dos alunos e fazer festas, é claro......
Como o Governo Nacional recebe um número maior de requerimentos era de se esperar um tempo maior para avaliação. Com o passar do tempo avaliamos alguns requerimentos aprovados, como 1 e 2 abaixo, e ficamos confiantes: Poxa, eles conseguiram, nós conseguiremos também!!
Processo: 01400.021097/2009-91
Pronac: 09 4316
Evento: SIANA 2009 - International Animation and Digital Arts Festival
Beneficiado: (NOME CENSURADO!)
UF: MG
Pontuação: 20
Valor do prêmio: R$ 5.000,00
Processo: 01400.023739/2009-96
Pronac: 09 5597
Evento: 12Th Wroclaw Guitar Festival
Beneficiado: (NOME CENSURADO!)
UF: SP
Pontuação: 24,2
Valor do prêmio: R$ 4.000,00
Mas infelizmente chega a seguinte resposta hoje:

Como assim não conseguimos NEM 15 pontos?!?!?!? O carinha acima conseguiu 24,2 pontos para um festival de violão!!!!!! Poxa, só isso que é representar o Brasil e sua cultura????? Com todo respeito a capacidade do sujeito, mas alguém me explica?! Fiquei tão indignado que até agora não retruquei. Será que um Congresso em Portugal, de visão mundial, não é interessante para o Brasil? Muito triste ter que reconhecer que não valemos nada para nosso governo.
Só uma questão muito interessante: Somos o ÚNICO grupo brasileiro no evento